Cadernos VS Dossier




Olá!
Como já vos tinha dito, estarei cada vez mais presente no blog.
Hoje queria falar-vos sobre um problema que muitas pessoas têm quando vão comprar o material escolar: "Devo comprar cadernos ou dossier?"
Esta é uma questão que depende do gosto de cada um. Eu sempre usei dossier, mas este ano estou a pensar em experimentar usar cadernos. A maioria das pessoas que eu conheço e que usam cadernos dizem que é muito melhor (não me estou a lembrar de ninguém que use cadernos e que não concorde com isso).

Cadernos


Vantagens

- Pesam menos (também depende do tipo de caderno)
- As folhas não se perdem tão facilmente
- Não  temos de nos preocupar em comprar folhas (a não ser que o caderno esteja no fim, mas nesse caso, aconselho-vos a comprar outro caderno - mais fino ou mais grosso conforme a altura do ano letivo)
- O transporte torna-se mais fácil

Desvantagens

- É mais difícil de organizar (pelo menos parece-me)
- Temos de comprar uma capa de micas ou daquelas com separadores para colocar as fichas e os testes
- Pode não dar tanto jeito a escrever (no caso de se comprar de argolas, as argolas podem incomodar e no caso dos sem ser de argolas, o fim das linhas pode ser mais difícil de se ver e escrever) - no entanto, prefiro de argolas

Dossier

Vantagens


- É mais fácil de organizar (não se esqueçam que não tenho a certeza, este ponto é apenas o que me parece)
- Dá mais jeito a escrever porque podemos tirar apenas uma folha e assim as argolas já não incomodam
- Podemos levar todas as disciplinas num só (embora também haja cadernos com separadores e os outros normalmente estão divididos por cores)

Desvantagens

- Pesam mais (também depende do tipo de dossier)
- As folhas perdem-se com mais facilidade
- Temos de nos preocupar em comprar folhas, micas e separadores
- O transporte não é tão fácil
- As folhas rasgam-se mais facilmente
- Temos de comprar umas argolinhas para reparar as folhas que se rasgam

Conheço ainda pessoas que usam um mini-dossier (dossier de lombada pequena) para cada disciplina. Eu próprio já fiz isso um ano e gostei. Prefiro isso a um só dossier, talvez. Para quem estiver a pensar em fazê-lo, apresento aqui as suas vantagens e desvantagens:


Mini-dossier


Vantagens

- É fácil de organizar
- Dá mais jeito a escrever porque podemos tirar apenas uma folha e assim as argolas já não incomodam
- Pesa menos

Desvantagens

- As folhas perdem-se com facilidade
- Temos de nos preocupar em comprar folhas e micas
- O transporte é mais fácil que o de um só dossier maior, mas os caderno continuam a liderar esse aspeto
- As folhas rasgam-se facilmente
- Temos de comprar umas argolinhas para reparar as folhas que se rasgam


E é tudo por hoje. Tendo em conta os factos acima apresentados, cada um deve tomar a decisão que lhe der mais jeito para trabalhar.
Até à próxima postagem!



1 comentários:

Unknown disse...

gostei, acho que já estou decidida.
Adorei este blog.

Postar um comentário