O Essencial para Se Ser um Bom Estudante

Olá!
Agora que entrámos em tempo de aulas, há coisas que devemos fazer para aumentar o nosso rendimento na escola e para vivermos saudáveis. Sim, porque porque muitas vezes o facto de não se ser saudável influencia a aprendizagem.

Vamos começar pelo sono. Eu sei que no início do ano, é difícil voltar ao antigo ritmo pois o nosso organismo já se tinha habituado ao sistema de verão. No entanto, devemos tentar dormir o necessário, nem que para isso tenhamos que nos deitar uma hora mais cedo do que o costume para irmos ganhando sono. Muitas pessoas falam nas oito horas diárias, mas cada pessoas tem o seu tempo para dormir (não somos todos iguais), isso é uma média. Claro que não devemos dormir muito menos que isso ou muito mais. As pessoas que não dormem como deve de ser são afetadas a nível escolar (o cérebro não descansou o suficiente para aprender).

Passemos à alimentação. A alimentação saudável é essencial. O pequeno-almoço é a refeição mais importante do dia, as pessoas devem comer qualquer coisa por mais insignificante que aparente ser. Vocês já devem estar fartos de ouvir esta história, mas é verdade e há muita gente que não tem a consciência da importância da alimentação. Para além dessa, devemos ainda comer o almoço, o lanche, o jantar e a ceia. Claro que devemos tentar variar no tipo de alimentos e estar atentos ao quão prejudiciais/benéficos são para nós. Quem não come bem (este "bem" também depende do organismo de cada um, claro) não terá tão bons rendimentos escolares ou pelo menos, mais dificuldade (o cérebro preciso da energia dos alimentos para funcionar bem).

Saber gerir o tempo é outro ponto fundamental. Todos nós devemos ter a noção de quanto tempo precisamos para estudar determinada matéria e conciliar isso com tudo o resto. Por vezes, torna-se complicado, pois não nos apetece fazer algo no momento e deixamos acumular muita mais matéria, o que é bem pior. Isto porque, stressamos mais, não aprendemos tão bem ou tantos promenores
e porque se torna mais aborrecido. Portanto, um estudando com o tempo e as pausas certos rende muito mais a todos os níveis.

Todos nós devemos estudar regularmente em vez de deixar acumular tudo para a véspera dos testes. Assim, ir fazendo uns resumos sobre a matéria que se está a dar é melhor do que fazer tudo junto. Claro que na véspera, há sempre que estudar as coisas mais a fundo mas é sempre benéfico já termos uma ideia daquilo que sai no teste ou exame. Quando falo em estudo, falo em fazer os TPC todos, estar atento nas aulas (é meio caminho andado para o sucesso escolar, não pensem que só se aprende a estudar em casa sem auxilio de pessoas que percebem melhor do assunto), essas coisas. Para tal, também é necessário saber gerir o tempo, tal como para tudo, ou melhor, conciliar tudo: dormir, comer, estudar, divertir-se,...

A diversão é muito boa em diversos aspetos quando é feita no momento certo. Alivia o stress que trazemos acumulado, o que poderá render mais na escola pois não estamos tão tensos (o stress é mau para o cérebro, como todos sabem). Mas há outra coisa que vos queria dizer, quando o estudo não está organizado (o tempo não foi gerido) das duas uma: ou não nos divertimos tanto porque estamos a pensar no que há que fazer e se dará tempo para fazer mais tarde ou nem sequer nos ralamos com isso e deixamos o tempo voar, o que é bem mais chato. Resumindo e concluindo, a diversão é ótima quando temos tudo organizado.

Eu sei que esta foi uma postagem um pouco maior do que as a que estão habituados a ler no meu blog, mas acho que está cá o essencial.
Espero que sigam os meus conselhos e que tudo corra bem com vocês na escola.
Adeus!

0 comentários:

Postar um comentário